Tiago Abiodun conquistou a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Jovens de Nova Gorica, Eslovéna, a terceira pessoal e a sétima de Portugal em Mundiais, sendo a primeira medalha de sempre em singulares!
Abiodun (15.º do ranking mundial de sub15) disputou as meias-finais com o chinês Sun Yang (5.º) e perdeu por 0-4 com o campeão do mundo de equipas e vice-campeão de pares.
Portugal tem agora sete medalhas em Campeonatos do Mundo (2 prata e 5 de bronze): Os títulos de vice-campeões do mundo foram alcançados por Tiago Abiodun em pares mistos sub15 em Túnis 2022 e por Marcos Freitas e Tiago Apolónia em Santiago do Chile 2003 (juniores). As medalhas de bronze foram conquistadas por Tiago Abiodun em singulares em Nova Gorica 2023; pela equipa masculina sub15 em Gaia 2021 (Tiago Abiodun, Bernardo Pinto e Rafael Silva); Matilde Pinto em pares femininos sub15 em Gaia 2021; João Monteiro e Tiago Apolónia em Budapeste 2019 (seniores); Marcos Freitas e André Silva no Cairo 2006 (juniores).
Tiago Abiodun é campeão da Europa de singulares e de equipas e vice-campeão de pares masculinos de sub15, títulos conquistados este ano e já representou a seleção nacional sénior. A partir de janeiro de 2024, o internacional português passa para o escalão sub19.
Tiago Abiodun: “É muito gratificante ter alcançado esta medalha para Portugal”
Tiago Abiodun confessou que “estou muito feliz por ter alcançado a minha terceira medalha em Campeonatos do Mundo. Foram dias muito intensos, durante os quais competi em todas as provas e dei o meu melhor em todas. É muito gratificante ter alcançado esta medalha para Portugal.”
O jovem de 15 anos agradeceu “aos meus pais porque sem eles não estava aqui, e aos meus treinadores”.
Resultados de domingo, 3 de dezembro
Sub15 Masculinos – Meias-finais
Tiago Abiodun, 0 – Sun Yang CHN), 4 (5-11, 9-11, 9-11, 9-11)