Shao Jieni vai jogar esta sexta-feira (11h50) com a búlgara Polina Trifonova na 2.ª eliminatória da prova de Qualificação Olímpica Individual Europeia que está a ter lugar no Multiusos de Guimarães.
A internacional portuguesa (n.º 63 do ranking mundial) vai defrontar Polina Trifonova (n.º 408), que venceu a croata Mateja Jeger (n.º 119) por 4-1 na 1.ª ronda, em partida que teve os parciais de 9-11, 13-11, 12-10, 11-7 e 11-8.
Polina Trifonova ficou em 2.º lugar no grupo H na 1.ª fase, com duas vitórias, frente à britânica Tin-Tin Ho (4-0) e à eslovena Ana Tofant (4-1), e uma derrota por 2-4 perante a servia Sabina Surjan.
A segunda fase termina na manhã de sábado e é disputada em sistema de eliminatórias. Os dois finalistas ficam apurados para Tóquio (o jogo final não se realiza).
Os restantes 22 atletas da segunda fase continuam para a fase 3, também disputada em sistema de eliminatórias. Os dois finalistas ficam apurados para Tóquio (o jogo final não se realiza). Na competição masculina realiza-se um encontro entre atletas que perderam as meias-finais e o vencedor também fica qualificado para Tóquio.
A qualificação olímpica feminina vai apurar quatro atletas para Tóquio 2020 e a masculina cinco jogadores.
Portugal já garantiu a presença nos Jogos Olímpicos da equipa masculina, o que atribui automaticamente a qualificação de dois atletas masculinos. Fu Yu está apurada por ter vencido a prova de Singulares dos Jogos Europeus de Minsk 2019.