Shao Jieni (63.ª do ranking mundial) perdeu por 1-4 (4-11, 8-11, 8-11, 12-10, 10-12) com a eslovaca Barbora Balazova (54.ª) na 3.ª eliminatória da Qualificação Olímpica Individual Europeia que termina este domingo no Multiusos de Guimarães.
A atleta portuguesa vai agora ficar à espera da atribuição das 10 vagas restantes para Tóquio 2020, que serão distribuídas por ranking, e no qual está bem posicionada. A atribuição das vagas será realizada no final do mês de maio.
Portugal já tem qualificados para os Jogos Olímpicos a equipa masculina, dois atletas masculinos e Fu Yu na prova de singulares femininos (vaga conquistada pela vitória nos Jogos Europeus de Minsk 2019).
Shao Jieni: “O meu problema foi físico”
Shao Jieni afirmou que “nesta competição o meu problema foi físico, tecnicamente estive bem. Não tive capacidade física e no final já me sentia muito cansada.”
A internacional lusa acrescentou que “estive um ano sem competir e praticamente sem treinar, porque estive na China desde março de 2020 e não tive ritmo de treino. Senti muitas dificuldades para entrar nestes jogos com elevado nível competitivo.”