João Geraldo conquistou duas medalhas de bronze no 56.º Campeonato da Europa de Jovens que termina hoje em Ostrava, na República Checa, nas competições de Singulares e Pares Masculinos.
O internacional português, de 17 anos, perdeu as duas meias-finais, disputadas esta manhã. Em Singulares, foi eliminado pelo francês Enzo Angles, vice-campeão da Europa em Equipas, ao perder por 2-4.
Em Pares Masculinos. João Geraldo e o parceiro francês Alexandre Robinot não conseguiram ultrapassar a dupla húngara formada por Tamas Lakatos e Adam Szudi.
João Geraldo: “Estou muito feliz com as duas medalhas de bronze”
No final de dez dias de competição, João Geraldo fez um balanço do Europeu disputado em Ostrava e começou por dizer que “entrámos muito bem neste europeu. Começámos por ganhar à Áustria e à Polónia, uma equipa muito forte, com um jogador que pode fazer toda a diferença. Acabámos por perder contra a Suécia no jogo que decidia o 1.º lugar do grupo, ainda estivemos com vantagem por 2-0, mas eles foram mais fortes mentalmente e conseguiram dar a volta. Depois, no mapa final, penso que tivemos um pouco de azar no sorteio, visto que jogámos logo com a França nos quartos-de-final, enquanto que outras equipas, que até ficaram em 3.º ou 4.º no grupo conseguiram chegar à medalha sem ter de jogar com essa seleção.”
Na prova de Pares Mistos “fiquei um pouco desapontado porque era o 1.º cabeça-de-série e perdi na segunda ronda, no entanto os nossos adversários provaram que tinham muita qualidade, ao conquistar a medalha de prata”, afirmou o jovem internacional luso.
João Geraldo considerou que “em Pares e Singulares fiz provas muito boas. Consegui duas medalhas de bronze. A prova individual foi particularmente muito boa, porque entre tantos jogadores, chegar aos quatro melhores é fantástico. Mesmo nesta prova tive altos e baixos, mas consegui resolver sempre os problemas que iam aparecendo. Na meia-final joguei contra o n.º 1 do torneio. Senti que não estive ao melhor nível como nos oitavos e quartos-de-final, o meu adversário aproveitou e ganhou. Em Pares, com o francês Alexandre Robinot, tivemos um mapa muito difícil. Antes das meias-finais jogámos contra duplas muito fortes e que já atuam juntas há muito tempo, principalmente os meus colegas de equipa, Diogo e Jorge. Foi um jogo difícil, porque tive de gerir muito as emoções. Tínhamos estado os três a trabalhar em conjunto para um objetivo, e de um momento para o outro estava a ‘lutar’ contra eles. Nos quartos-de-final jogámos contra um par italiano, penso que esse foi o melhor jogo de Pares da prova, em que eu e o Robinot jogámos a um nível muito elevado.”
Geraldo terminou afirmando que “estou muito feliz com as duas medalhas de bronze que conquistei e espero um dia mais tarde ganhar outras no escalão sénior.”
Raquel Andrade: “Estou contente com os resultados obtidos”
A cadete Raquel Andrade, que chegou aos quartos-de-final em Singulares e terminou em 8.º na prova por Equipas, considerou que “na prova de Equipas, atingimos o nosso objetivo de permanecer na 1.ª Divisão europeia. Fomos uma equipa unida e lutadora e que juntamente com os nossos treinadores e colegas de equipa conseguimos fazer uma boa prova, acima das expectativas.”
Na prova de Pares Mistos, com o israelita Matan Simon, “passámos as primeiras três eliminatórias, acabando por perder com os russos por 3/2, num jogo muito bem disputado”, afirmou.
A jogadora portuguesa acrescentou que “na prova de Singulares, estou satisfeita com a minha prestação, após ter atingindo os quartos-de-final, apesar de sentir que podia ter feito melhor resultado com a romena Adina Diaconu.”
Para terminar, Raquel Andrade, adiantou que “estou contente com a competição que fiz e com os resultados obtidos. Agora é continuar a trabalhar, para que na próxima época façamos os mesmos ou melhores resultados.”
Resultados
Juniores Singulares Masculinos – Meias-finais
Enzo Angles (FRA) – João Geraldo 4-2 (11/6, 11/9, 4/11, 12/14, 11/9, 11/6)
Juniores Pares Masculinos – Meias-finais
Tamas Lakatos (HUN) / Adam Szudi (HUN) – João Geraldo / Alexandre Robinot (FRA) 3-1 (7/11, 12/10, 11/4, 11/8)