O pavilhão do complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso foi palco da XIV edição do Torneio Nacional João Monteiro.
A prova pontuável para a Classificação Nacional de Atletas da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, contou com a inscrição de 220 atletas, em representação de 28 clubes, oriundos de 9 associações distritais, ou de ilha.
No sábado tiveram lugar as competições destinadas aos escalões sub11 e sub15.
No setor feminino dos mais jovens, o triunfo pertenceu a Lara Monteiro (Atlântico Madalena), curiosamente a filha do olímpico português que empresta o seu nome ao evento. Na partida da final, Lara Monteiro, bateu Isabela Afonso (1.º Janeiro), por 3:0 (3,6,2). O pódio ficou completo com Amira Aruna (Sporting CP) e Eva Queirós (Boa Hora FC).
No setor masculino, Vicente Cardoso (Boa Hora FC), derrotou na partida decisiva Junior Aruna (Sporting CP), por 3:2 (7,-8,6,-5,8). Lourenço Sena (ACD Carapalha) e João Carneioro (AR Novelense), ficaram com o bronze.
Matilde Sousa (Atlântico Madalena), triunfou no escalão sub15, depois de vencer na partida da final, Mariam Aruna (Sporting CP), por 3:1 (-9,9,5,7). Valentina Fernandez (Boa Hora FC) e Mariana Caetano (SC Torres), classificaram-se na terceira posição.
No setor masculino, a vitória sorriu a Duarte Ferreira (ACR Saavedra Guedes), vencedor na partida final, por 3:0 (9,3,4) de Afonso Inácio (Casa Benfica Leiria). Duarte Silva e Martim Silva, ambos do Sporting CP, arrebataram o bronze.
O domingo foi reservado aos escalões sub13 e sub19.
Nas mais novas, Matilde Sousa (Atlântico Madalena), obteve o bis depois de no dia anterior ter já vencido em sub 15. Nesta oportunidade a adversária voltou a ser a mesma do dia anterior – Mariam Aruna (Sporting CP), e a vitória voltou a acontecer por 3:1 (8,-9,4,7). Beatriz Pinto (Fanfarra OGCSC) e Lara Monteiro, terminaram na terceira posição.
Nos rapazes, o triunfo pertenceu a António Alves (CSC Orgens), vencedor de Martim Silva (Sporting CP), por 3:0 (3,2,8).
No escalão de sub19, Irina Mitrofan (CTM Setúbal), saiu vencedora depois de bater Valentina Fernandez (Boa Hora FC), por 3:1 (-3,6,3,6). Leonor Gaspar (1.º Janeiro) e Leonor Fernandes (SC Torres), preencheram os restantes lugares de pódio.
Nos rapazes assistiu-se a uma final inteiramente preenchida com atletas do SC Torres, com Daniel Rodrigues, a ser mais feliz e a bater o seu colega Gonçalo Conceição, por 3:2 (5,-9,14,-10,5). Tomás Castro (ACDR D. Carlos I – Clube Top Spin) e Guilherme Cardoso (Boa Hora FC), fecharam o pódio.
Na ausência do homenageado por razões profissionais, esteve presente a família Monteiro – esposa, pai, mãe e irmão, para além da filha – com a ATM Lisboa, representada pelo vice-presidente Nuno Costa, a presentear João Monteiro e a esposa, Daniela Dodean Monteiro que recentemente colocou ponto final na sua brilhante carreira internacional, com uma singela lembrança alusiva ao título europeu conquistado por ambos em pares mistos, no ano de 2016.