As seleções nacionais vão iniciar esta sexta-feira a participação na 3.ª edição dos Jogos Europeus que se realizam em Cracóvia-Malopolska (Polónia), prova em que o Ténis de Mesa já conquistou três medalhas.
Portugal irá participar com Fu Yu (singulares e equipas), Shao Jieni (singulares e equipas), Inês Matos (equipas), Matilde Pinto (equipas); João Geraldo (singulares e equipas), Marcos Freitas (singulares e equipas), João Monteiro (equipas) e Tiago Apolónia (equipas). Ricardo Oliveira é ao chefe da comitiva e Francisco Santos e Xie Juan os treinadores.
As provas de singulares decorrem entre os dias 23 e 27 e as de equipa de 28 a 1 de julho.
Portugal soma três medalhas (2 de ouro e 1 de bronze) na competição: em Minsk 2019, Fu Yu obteve a medalha de ouro em singulares e a equipa masculina a medalha de bronze, e em Baku 2015 a seleção masculina conquistou a medalha de ouro.
A seleção nacional tem como atleta mais velha Fu Yu (44 anos), porta estandarte de Portugal, e mais nova Matilde Pinto, de 17 anos.
A treinadora da equipa feminina, Xie Juan, considera que a nível individual, na prova de singulares, Portugal pode obter bons resultados. “Temos esperança que a Fu Yu possa voltar a alcançar a medalha de ouro, se estiver ao melhor nível durante a prova, é possível repetir o êxito. A Jieni tem obtido bons resultados nas provas anteriores, por isso também acredito que tem possibilidade de fazer um bom resultado, alcançando o pódio.”
A nível de equipas, “temos duas jogadores jovens, a Inês Matos e a Matilde Pinto, que estão a crescer cada vez mais e que podem ajudar a equipa a fazer um bom resultado. Também temos esperança de alcançar um resultado positivo na competição de equipas. Vamos estar sempre unidas, com confiança, e tentar fazer o melhor possível.”
Ricardo Oliveira antecipa que os Jogos Europeus irão ser “uma prova com um nível altíssimo. Em que definitivamente precisamos de estar no nosso melhor para ter sucesso. Como digo sempre, os resultados irão ser uma consequência da performance que conseguirmos ter.”