
O Dia Mundial do Ténis de Mesa celebra-se no dia 23 de abril desde 2015, uma data que representa uma festa da modalidade, bem como a universalidade e inclusão que o desporto representa.
A data de 23 de abril foi escolhida em homenagem a Ivor Montagu, organizador do primeiro Campeonato do Mundo de Ténis de Mesa, em 1926, e primeiro presidente da ITTF.
O dia 23 de abril tem como objetivo celebrar a alegria de jogar ténis de mesa, juntar pessoas, com menos foco na competição e mais na participação e diversão.
Em 2025 Portugal tem registado 19 eventos para celebrar o Dia Mundial do Ténis de Mesa, espalhados por todo o país, e organizados pelas Associações Distritais e clubes de Norte a Sul e ilhas: Aveiro (2), Braga, Castelo Branco, Coimbra, Estarreja, Évora, Funchal, Lamego, Leiria, Lisboa, Loures, Moita (2), Paderne, Porto, Santa Maria da Feira (2), Seixal, Viana do Castelo (2), Vila Real e Viseu.
Portugal é o sétimo país do mundo e segundo europeu com mais eventos organizados, atrás da Índia (178), Zâmbia (68), China (58), Nigéria (31), Inglaterra (23), Paquistão (20).
Os eventos previstos em Portugal têm como objetivo levar o Ténis de Mesa às pessoas, realizando eventos em locais pouco usuais e onde se verifica grande afluência de pessoas, como centros comerciais, parques, estádios, praças municipais, escolas, incluindo pessoas de todas as idades e géneros, promovendo a inclusão de todos.