Pedro Moura, presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, foi esta quinta-feira eleito presidente da União Europeia de Ténis de Mesa (ETTU) para o quadriénio 2024-2028, no Congresso que decorreu em Linz, à margem do Campeonato da Europa individual, tendo vencido húngaro Imre Kovacsics na corrida ao cargo.
O dirigente português assumiu a presidência da ETTU em março de 2022 face à suspensão de funções do então presidente, Igor Levitin, de nacionalidade russa, em virtude da situação em que o seu país se encontra envolvido após a invasão da Ucrânia.
Pedro Moura era então 1.º vice-presidente da ETTU desde 2020, tendo exercido desde 2016 as funções de vice-presidente.
Pedro Moura está a cumprir o terceiro mandato como presidente da FPTM até às eleições, marcadas para dia 1 de novembro.
Para o responsável luso, “esta minha eleição para a Presidência da ETTU vem na continuação dos diferentes cargos que tenho acumulado dentro da instituição desde 2016. É uma enorme honra e uma tremenda responsabilidade ter sido escolhido pelos meus pares europeus para liderar os destinos da ETTU nos próximos quatro anos.”
Pedro Moura acrescentou que “a minha candidatura estava suportada em três pilares: crescimento, inovação e inclusão dando seguimento ao trabalho iniciado desde que me tornei presidente interino em março 2022.
Acredito que todas a comunidade europeia da modalidade irá beneficiar de todos os projetos que estão em curso: Estarei totalmente empenhado em respeitar a confiança que os delegados me depositaram.”
Sérgio Castanheira foi eleito para o Board of Appeal da ETTU, também durante o Congresso de Linz.