Fu Yu e Shao Jieni garantiram este domingo a presença em Paris 2024, a terceira participação consecutiva das duas em Jogos Olímpicos, depois do Rio 2016 e Tóquio 2020.
Portugal vai estar representado no maior evento mundial por cinco atletas: Fu Yu e Shao Jieni e em singulares e pela equipa masculina, constituída por três atletas. Os dois jogadores melhores classificados no ranking participam também na prova de singulares.
Shao Jieni venceu hoje a eslovaca Tatiana Kukulkova por 4-0 e a húngara Georgina Pota por 4-1, enquanto Fu Yu derrotou a italiana Debora Vivarelli por 4-0 e a ucraniana Margaryta Pesotska por 4-3.
Shao Jieni: “Sempre acreditei que era possível a qualificação”
“Sinto-me tão aliviada e feliz, agora. Nos Jogos Olímpicos anteriores qualifiquei-me através do ranking, e é muito difícil disputar este torneio. Também estou muito contente por a Fu se ter juntado a mim, e estarmos ambas qualificadas”, afirmou Shao Jieni.
“Todos os jogos em Sarajevo foram muito difíceis, mas o pior momento foi a derrota com a Balazova. Estive a vencer por 3-0 e perdi o jogo. Tive de fazer uma recuperação mental, voltar a concentrar-me, e preparar-me para o dia de hoje. Contudo, nunca desisti. Sempre acreditei que era possível a qualificação”, acrescentou.
Fu Yu: “Nunca perdi a fé de que podia qualificar-me na terceira fase”
“Estou muito contente! Foi um jogo incrível, e ainda é demasiado cedo, até para mim, perceber o que aconteceu. Por duas ou três vezes pensei que estava fora, depois recuperei, mas agora só importa que já tenho o bilhete para Paris.”
“Para mim, foi importante manter-me concentrada e encarar cada jogo à medida que aparecia. Nunca perdi a fé de que podia qualificar-me na terceira fase.”
Xie Juan: “Foi uma prova cansativa”
A treinadora da Seleção Nacional afirmou que “foram 5 dias, entre 15 a 19 maio, para tentarmos a qualificação olímpica da Fu e da Jieni. Foi uma longa e dura prova, na qual estiveram as melhores jogadoras de cada país e em que toda a gente tinha o objetivo de se qualificar. E por isso, foi uma prova cansativa. Foram cinco dias durante os quais tínhamos que estar em todos os jogos com a concentração máxima e não há um jogo dado como garantido ou fácil, tínhamos que lutar e ser o mais forte possível em todos. O último jogo de qualificação para a Jieni foi mais tranquilo, no qual conseguiu respirar um pouco, já o da Fu foi mais complicado, e tivemos que sofrer um pouco, mas no final correu tudo bem. Estamos muito felizes por ter conseguido e um obrigado a todos os que nos apoiaram.”
Resultados de domingo, 19 de maio
3.ª Fase – Ronda 4
Georgina Pota (HUN), 1 – Shao Jieni, 4 (13-11, 5-11, 7-11, 4-11, 5-11)
Margaryta Pesotska (UKR), 3 – Fu Yu, 4 (15-13, 7-11, 8-11, 11-9, 11-9, 10-12)
3.ª Fase – Ronda 3
Tatiana Kukulkova (SVK), 0 – Shao Jieni, 4 (4-11, 10-12, 5-11, 2-11)
Fu Yu, 4 – Debora Vivarelli (ITA), 0 (11-9, 11-5, 11-9, 15-13)