Discurso de agradecimento de Pedro Moura ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, por ocasião da condecoração da Seleção Nacional.
DISCURSO DE AGRADECIMENTO A SUA EXCELENCIA O SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA, ANÍBAL CAVACO SILVA
No passado dia 13 de Março, Sua Excelência o Senhor Presidente da República teve a amabilidade de receber uma delegação da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, onde eu próprio me incluía, com o intuito de lhe apresentar a organização do Campeonato de Europa que se viria a realizar no passado mês de Setembro, permitindo-nos assim dar a conhecer algumas das dificuldades que a Federação enfrenta e que a magnitude do evento em causa nos trazia.
Nesse dia foram recordados os seus tempos de juventude em que, entre outros desportos, praticou, primeiro filiado em clubes do Algarve e mais tarde em clubes de Lisboa, a nossa querida modalidade. O que mais recordo desse momento é a expressão de paixão, e até de alguma emoção que Sua Excelência o Sr. Presidente apresentava enquanto amavelmente partilhava connosco alguns momentos da sua curta carreira de mesa-tenista.
Exmo. Senhor Presidente, muita coisa mudou no ténis de mesa de Portugal desde esses tempos até hoje, mas a paixão mantêm-se como a característica principal dos membros desta comunidade que se dedica de modo único a uma das mais belas modalidades do atual programa Olímpico.
O ténis de mesa é hoje uma das mais praticadas modalidades do mundo, senão mesmo a mais praticada, e Portugal consagra-se como uma das grandes potências europeias e mundiais deste grande desporto.
Neste momento de celebração e reconhecimento publico, o meu pensamento vai para os todos os membros da comunidade mesa-tenista sem exceção, sejam eles atletas, treinadores, árbitros ou dirigentes que com a sua paixão e dedicação continuam a fazer crescer o ténis de mesa de Portugal, não esquecendo a importância que o apoio dos familiares tem no percurso de todos eles.
Os atletas Marcos Freitas, Tiago Apolónia, João Monteiro, João Geraldo, Diogo Chen e o treinador Pedro Rufino são, neste momento, o expoente máximo do ténis de mesa de Portugal e por isso mesmo os seus grandes representantes e embaixadores.
A mim cumpre-me a humilde obrigação de em seu e meu próprio nome, representando toda a estrutura diretiva da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, agradecer a comenda com que Sua Excelência tem a amabilidade de nos agraciar, garantindo-lhe simultaneamente que todos iremos continuar a dignificar a camisola da seleção nacional de ténis de mesa, a honrar a nossa bandeira e a elevar bem alto o nome de Portugal.
Bem haja Senhor Presidente.