A equipa masculina do Sporting CP conquistou este domingo o pentacampeonato e 37.º título nacional de equipas da sua história, ao vencer o GD Toledos por 3-0 na 2.ª mão da final realizada no Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia, depois de já ter averbado um triunfo também por 3-0 na primeira mão.
A equipa “leonina” dominou o Campeonato Nacional, tendo terminado a fase regular com 18 vitórias em 18 jogos e cedendo apenas cinco sets. Os “leões” alcançaram 70 pontos, mais 22 que o GD Toledos, segundo classificado.
Diogo Carvalho, atleta do Sporting CP
“Conseguimos conquistar mais um título para o Sporting, que era o nosso objetivo. O encontro com o Énio foi muito tático, porque nos conhecemos bem, jogamos juntos há seis anos em Espanha, por isso conhecemos o jogo um do outro.”
Aruna Quadri, atleta do Sporting CP
Foi um jogo muito difícil, o Diogo Silva é um jogador com muito talento. Jogámos juntos quatro anos e é sempre difícil jogar contra ele. Depois de dez anos em Portugal era chegada a altura de sair para um campeonato com outro nível. Fui muito feliz aqui, Portugal para mim é quase igual à Nigéria e vou continuar a viver em Portugal porque tenho família cá. Vou treinar algumas vezes no Sporting para o ano.”
Bode Abiodun, atleta do Sporting CP
“Foi um jogo muito difícil, mas estou muito satisfeito com a vitória e com mais um título, que era o principal objetivo da época.”
Chen Chi Shao, treinador do Sporting CP
“Este final de Campeonato foi complicado, com uma longa paragem e agora sem público. Os jogadores conseguiram mostrar alguma qualidade, apesar de terem estado parados quatro meses.”
Pedro Miguel Moura, presidente da Federação
“Este foi um momento muito especial para a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, espero que muito especial para toda a comunidade. Embora sendo o final da época começamos com o ponto de partida do que que vão ser os próximos meses do ténis de mesa em Portugal, com esta nova realidade. Foi um processo de aprendizagem para continuarmos a fazer aquilo quue gostamos, que é praticar ténis de mesa. Treinarmos e competirmos dentro das regras de proteção, com saúde. Teremos sido a primeira modalidade a competir nesta fase de desconfinamento por isso é para nós um momento muito especial. Quero també deixar uma palavra aos presidentes dos clubes, porque se disponibilizaram a vir aqui disputar esta fase final, e ao staff da Federação, que foi incansável nestas duas últimas semanas.”
GD Toledos, 0 – Sporting CP, 3
Local: Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia
Árbitros: Francisco Rocha / Serafim Mendes (Porto)
Énio Mendes, 1 – Diogo Carvalho, 3 (3-11, 3-11, 11-5, 5-11)
Diogo Silva, 1 – Aruna Quadri, 3 (11-5, 6-11, 7-11, 3-11)
Boboye Oyenyan, 0 – Bode Abiodun, 3 (8-11, 5-11, 8-11)
Treinador GD Toledos: Diogo Silva
Treinador Sporting CP: Chen Chi Shao