Rita Fins (CTM Mirandela) e Diogo Chen (Sporting CP) venceram hoje o Top 12 Jovens, competição dedicada aos escalões de juniores e cadetes, que se realizou no Centro de Treino de Ténis de Mesa do IFC Lourosa (Aveiro).
Rita Fins alcançou o 1.º lugar, ao bater na final Patrícia Maciel, do clube açoriano G.D.C.S. Juncal por 3-0 (11/4, 11/09 e 11/01). As duas atletas são juniores de 1.º ano.
Para chegar à final, Rita Fins terminou em 1.º lugar no Grupo B, no qual também estava incluída Patrícia Maciel, e eliminou Sara Costa (Ala Nun’Álvares) nas meias-finais. Patrícia Maciel ficou classificada em 2.º lugar e afastou Joana Mota (São Cosme) nas meias-finais.
Sara Costa conquistou o 3.º lugar do pódio, ao vencer Joana Mota por 3-0 (11/9, 11/7 e 11/4).
A final masculina foi muito disputada, sendo necessário o quinto set para decidir o vencedor. Diogo Chen acabou por ser mais forte que João Geraldo (Mirandela), conquistando o troféu com um triunfo por 3-2 (4/11, 12/10, 11/4, 16/18 e 11/9). Nas meias-finais, o atleta do Sporting ultrapassou Jorge Costa (3-0), depois de terminada a fase de grupos em 1.º lugar. João Geraldo também venceu o seu grupo e nas meias-finais eliminou Paulo Silva, por 3-0. Diogo Chen é júnior de segundo ano e João Geraldo está no terceiro e último ano do escalão.
Na disputa do 3.º e 4.º lugar, Paulo Silva, do Novelense, bateu Jorge Costa (Guilhabreu) por 3-1 (12/10, 7/11, 11/4 e 11/4).
Rita Fins considera que a vitória no Top 12 Jovens “é importante, porque estiveram aqui a competir os melhores atletas nacionais.” A jogadora do Mirandela tem como objetivos “participar nos Opens internacionais e conquistar o título de campeã nacional individual e de pares mistos”.
Diogo Chen começou por afirmar que “foi mais uma vitória e mostrou que estou no bom caminho para me sagrar campeão nacional individual e de pares masculinos.”
A atleta dedicou o troféu “à minha família” e Chen agradeceu o apoio “da minha família e de todos os treinadores que tive até agora.”