Atletas lusos no Europeu sub21

Portugal vai estar representado por cinco atletas (dois masculinos e três femininos) no Campeonato da Europa de sub21 que vai decorrer em Bratislava, na Eslováquia, entre 7 e 11 de maio.
No sector masculino, os atletas convocados são Tiago Abiodun (5.º cabeça de série) e Rafael Kong (55.º) e no feminino estarão no Europeu Matilde Pinto (7.ª), Inês Matos (13.ª) e Mariana Santa Comba (54.ª). Os treinadores são Diogo Silva (seleção masculina) e Marco Rodrigues (seleção feminina).
O Campeonato da Europa reúne 56 atletas masculinos e 56 femininos e vai ser disputado nas vertentes de singulares (masculinos e femininos) e pares (masculinos, femininos e mistos).
As competições de pares serão disputadas no sistema de eliminatórias.
Na prova de singulares, os oito primeiros cabeças de série têm entrada direta na 2.ª fase, o que acontece com Tiago Abiodun e Matilde Pinto. Os restantes 48 disputam uma 1.ª fase de qualificação, composta por 12 grupos. Os dois primeiros de cada grupo passam à 2.ª fase.
Os 24 jogadores qualificados da 1.ª fase e os oito cabeças de série serão sorteados por oito grupos, com os dois primeiros de cada grupo a qualificarem-se para a 3.ª fase. Os 16 atletas apurados disputam a fase final, por eliminatórias.
Os campeões da Europa, finalistas e medalhas de bronze das provas de singulares asseguram a presença no Campeonato da Europa individual de 2026.

Diogo Silva: “Tiago Abiodun tem possibilidades de ganhar uma medalha em pares”
O treinador da equipa masculina considera que “vai ser a estreia do Rafael Kong num Europeu de sub21 e o principal objetivo é conseguir passar o primeiro grupo, dado que esta é uma prova exigente, com vários jogos.”
Tiago Abiodun vai disputar o Europeu sub21 pelo segundo ano consecutivo, e “estando nos oito primeiros do ranking, já está qualificado para a segunda fase. Tem ambição de passar essa fase e ficar entre os 16 primeiros. Nas provas de pares masculinos e mistos, tendo em conta os bons parceiros com quem fará dupla em Bratislava, tem possibilidades de ganhar uma medalha”, disse Diogo Silva.
Tiago Abiodun vai participar na prova de pares masculinos fazendo dupla com o alemão Andre Bertelsmeier e na de pares mistos com a croata Hana Arapovic.

Marco Rodrigues: “Temos muita expectativa pela qualidade das atletas”
Para Marco Rodrigues, “o Europeu de Sub21 é uma prova cada vez mais importante no Calendário da ETTU, e, por conseguinte, das respetivas Federações. É uma prova fundamental para os atletas que já passaram a seniores ou que vão passar nas próximas épocas, contribuindo para a difícil transição de uma forma mais gradual, devido a experiência que resulta de poderem jogar tão importante competição. Por outro lado, dada a proximidade do Europeu de Jovens e como muitos atletas estarão presentes nas duas provas, também contribui para aferirmos de como está a nossa preparação para o referido Europeu. A nossa seleção está preparada e espera conseguir resultados que reforcem a evolução que tem sido demonstrada. Temos muita expectativa pela qualidade das atletas que nos vão representar.”

Programa de quarta-feira, 7 de maio

Singulares Femininos – Grupo 3
08h00: Christine Kalvatn (NOR) – Mariana Santa Comba
12h00: Emma Clement (DEN) – Mariana Santa Comba
16h00: Anna Brzyska (POL) – Mariana Santa Comba

Singulares Femininos – Grupo 5
08h40: Inês Matos – Leah Muskantor (SWE)
12h40: Inês Matos – Nina Skerbinz (AUT)
16h40: Inês Matos – Marija Mikalauskyte (LTU)

Singulares Masculinos – Grupo 1
10h00: Samuel Palusek (SVK) – Rafael Kong
14h00: Brna Petek (CRO) – Rafael Kong
18h00: Darius Movileanu (ROU) – Rafael Kong