Apresentação da Fase Final da Taça de Portugal

A Fase Final da Taça de Portugal masculina e feminina foi apresentada esta quarta-feira em Conferência de Imprensa realizada no Museu do Quartzo, em Viseu, e que contou com a presença do presidente da Federação, Fernando Malheiro; do vereador do Desporto da CM Viseu, Pedro Ribeiro; do presidente da junta de freguesia de Cavernães, António Rego; e do representante da Associação Ténis de Mesa de Viseu, Paulo Ferreira.
Pedro Ribeiro referiu que “trazer provas de relevo para o nosso concelho é sempre importante para atrair e fomentar interesse nas pessoas, principalmente nas crianças e jovens, para fomentar o exercício e atividade física junto da população”.
O representante do município disse ainda que “a Federação lançou-nos este repto é nós dissemos sim, trazendo parcerias valiosas, para áreas periurbanas, descentralizando a Norte. O maior clube é o Mundão que também é a norte. Queremos ver a modalidade a evoluir e temos em Viseu uma visão muito otimista do ténis de mesa.”
O presidente da Junta de Freguesia salientou que “fizemos algum um investimento no Pavilhão, para que estivesse otimizado para provas deste nível, somos uma freguesia rural e vamos fazer tudo para correr bem e para que as pessoas queiram cá voltar.”
António Rego agradeceu “à federação e ao município por ter trazido esta prova para a nossa freguesia, o que nos enche de orgulho e vaidade. Tudo está na perfeição para serem grandes dias de ténis de mesa.”
Paulo Ferreira, em representação da Associação de Ténis de Mesa, salientou a “oportunidade para ver ao vivo tão alto patamar do ténis de mesa, com uma das competições mais importantes do nosso país.”
O dirigente referiu que Viseu “tem 15 clubes e 300 agentes desportivos e queremos aumentar estes números numa modalidade que sempre foi muito acarinhada.”
Fernando Malheiro disse que “estamos em Viseu porque é fundamental a descentralização das grandes provas das grandes metrópoles, Porto e Lisboa. Viseu é das associações que mais tem crescido no número de clubes e de atletas federados, em termos de desporto escolar é o melhor exemplo, com a escola do Mundão.”
O responsável federativo acrescentou que “não queremos fazer provas avulso, mas termos consistência na forma como fazemos provas. Queremos um desenvolvimento harmonioso, que passa por criar uma relação do ténis de mesa entre a Federação, as Associações, os clubes e o desporto escolar.”
Fernando Malheiro salientou que vai estar em Viseu “a nata do ténis de mesa português, as melhores equipas e os melhores atletas, o que constitui uma oportunidade para vermos ténis de mesa do mais alto nível, um fator de atracão de novos públicos e novos atletas. É uma oportunidade para sairmos todos a ganhar, com o crescimento do ténis de mesa.”
A Fase Final da Taça de Portugal 2024-2025 vai decorrer no Pavilhão Multiusos de Cavernães, em Viseu. A prova masculina decorre nos dias 11 e 12 de janeiro e a feminina a 18 e 19 deste mês.

Dossier de Imprensa