Portugal derrotou a Tailândia por 3-0, no último jogo do grupo 8, e garantiu a presença nos oitavos de final do Campeonato do Mundo de equipas, e está mais perto da qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris.
O Mundial é a prova de qualificação para Paris 2024 e são apuradas as equipas que atinjam os quartos de final (8). Os seis campeões continentais já têm garantida a qualificação, no caso masculino a China (Ásia), Austrália (Oceânia), Egito (África), Suécia (Europa), Brasil (América do Sul) e Canadá (América do Norte). A França, como país organizador, também tem assegurada a participação no maior evento mundial e o 16.º país será o que tiver melhor ranking na lista de março.
Se um dos países que disputar os quartos de final já tiver garantido o seu lugar em Paris, a quota será ocupada pela seleção ainda não qualificada melhor classificada no ranking mundial de março. Portugal ocupa em fevereiro a 7.ª posição.
Para além de Portugal, neste momento, os países que já garantiram em Busan a presença nos oitavos de final são a China, França e Coreia do Sul.
No jogo com a Tailândia (41.ª seleção do ranking), Tiago Apolónia (49.º) foi o primeiro representante luso, tendo vencido Sitisak Nuchchart (550.º) por 3-1.
Seguiu-se a estreia de Diogo Carvalho em Busan, com um triunfo por 3-0 frente a Napat Thanmathikom (637.º).
João Geraldo (41.º) encerrou a partida com uma vitória por 3-2 perante Padasak Tanviriyavechakul (612.º).
Portugal fica a aguardar o sorteio da segunda fase da competição, que tem início na terça-feira.
Diogo Carvalho: “Estamos no bom caminho”
Diogo Carvalho estreou-se em Busan e afirmou que “realizei o meu primeiro jogo no Campeonato do Mundo e penso que estive muito bem, tal como toda a equipa. Agora vamos descansar e preparar os oitavos de final. Espero que a equipa mantenha o nível, porque estamos no bom caminho.”
Resultados de segunda-feira, 19 de fevereiro
Equipas Masculinas – Grupo 8
Tailândia, 0 – Portugal, 3
Sitisak Nuchchart, 1 – Tiago Apolónia, 3 (3-11, 4-11, 11-9, 4-11)
Napat Thanmathikom, 0 – Diogo Carvalho, 3 (3-11, 13-15, 8-11)
Padasak Tanviriyavechakul, 2 – João Geraldo, 3 (7-11, 11-6, 7-11, 11-7, 5-11)