Os treinadores Francisco Santos e Xie Juan analisam os grupos de Portugal e os objetivos para o Campeonato do Mundo de equipas que vai ter lugar em Busan, na Coreia do Sul, entre os dias 16 e 25 de fevereiro.
A equipa masculina vai disputar o grupo 8, com o Egito, Roménia, Irão e Tailândia, e a feminina o grupo 6, com Hong Kong, Áustria, Austrália e Cazaquistão.
O selecionador nacional, Francisco Santos, considera que Portugal está integrado num “grupo muito equilibrado, com o campeão africano, que já está qualificado para Paris2024; a Roménia, que tem uma equipa muito forte e homogénea; e o Irão, que recentemente venceu o Japão nos campeonatos asiáticos.”
“A nossa equipa é a cabeça de série do grupo, e os nossos jogadores já nos têm habituado a grandes prestações nestes importantes eventos”, relembrou, acrescentando que “mais uma vez vamos tentar dignificar ao máximo o ténis de mesa e o desporto português, lutando primeiramente pela passagem de grupo na primeira fase do campeonato e depois tentando a melhor classificação possível, de preferência os quartos de final, que garantem a qualificação direta para os Jogos de Paris2024.”
Para a treinadora da equipa feminina, “o nosso grupo é forte, mas acreditamos que é possível passar ao mapa final. As equipas mais fortes são Hong Kong e Áustria. Temos de nos preparar bem, quer a nível físico quer a nível psicológico, porque não vamos ter jogos fáceis. Vamos esperar sempre jogos difíceis contra boas equipas, por isso vamos ter de dar sempre o nosso máximo, temos de ser uma equipa muito unida.”
Xie Juan garantiu que “o nosso grande objetivo é conseguirmos a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024”.
A equipa masculina é formada pelos atletas Marcos Freitas (Pontoise-Cergy, França), João Geraldo (Les Loups D’Angers, França), Tiago Apolónia (ASV Grünwettersbach, Alemanha), João Monteiro (AD Galomar) e Diogo Carvalho (Sporting CP).
A seleção feminina é composta por Fu Yu (KTS ENEA SIARKOPOL Tarnobrzeg, Polónia), Shao Jieni Etival (Clairefontaine ASRTT, França), Inês Matos (CTM Mirandela) e Matilde Pinto (CTM Mirandela).
Os três primeiros classificados de cada grupo ficam apurados para a segunda fase do Mundial. Os primeiros para os oitavos de final e os 2.º e 3.º para a ronda de 32.
O Mundial é a prova de qualificação das equipas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e são apuradas as equipas que atinjam os quartos de final (8). Os seis campeões continentais já têm garantida a qualificação, no caso masculino a China (Ásia), Austrália (Oceânia), Egito (África), Suécia (Europa), Brasil (América do Sul) e Canadá (América do Norte). No sector feminino, já garantiram a presença a China, Austrália, Egito, Alemanha, Brasil e Estados Unidos. A França, como país organizador, também tem assegurada a participação no maior evento mundial e o 16.º país será o que tiver melhor ranking na lista de março.
Se um dos países que disputar os quartos de final já tiver garantido o seu lugar em Paris, a quota será ocupada pela seleção ainda não qualificada melhor classificada no ranking mundial de março.