Portugal vai iniciar esta segunda-feira a participação na 1.ª edição da Taça do Mundo de Equipas Mistas que irá decorrer na cidade de Chengdu (China), qualificação obtida por via das posições das seleções nacionais feminina e masculina no ranking mundial de Equipas.
A Seleção Nacional é formada por Fu Yu (KTS ENEA SIARKOPOL Tarnobrzeg, Polónia), Inês Matos (CTM Mirandela), Matilde Pinto (CTM Mirandela), Gonçalo Gomes (CD 1º Maio), Tiago Li (CD São Roque) e Rafael Kong (CTM Mirandela) e será dirigida pela treinadora Xie Juan.
A competição vai reunir entre os dias 4 e 10 e dezembro as 18 melhores equipas mistas que irão participar num evento com formato inovador, com encontros masculinos e femininos de singulares, pares e pares mistos. A ordem dos encontros será a seguinte: pares mistos / singulares femininos (jogadoras que não integraram os pares mistos) / singulares masculinos (jogadores que não integraram os pares mistos) / pares femininos / pares masculinos.
Os pares femininos e masculinos só serão disputados se for necessário, porque os encontros disputam-se à melhor de cinco.
O evento tem como objetivo promover a igualdade de género e a diversidade, mas também o espírito de equipa e colaboração no desporto.
Portugal está incluído no grupo 2, com a Alemanha, Egito e Eslováquia. A prova é composta por duas fases: Na 1.ª fase as 18 equipas são divididas em quatro grupos que serão disputados no formato de todos contra todos. A 2.ª fase começa no dia 6, com os vencedores e 2.º classificados de cada grupo a formarem um único grupo, cujo vencedor será coroado como campeão da Taça do Mundo Mista.
As seleções presentes em Chengdu são a Alemanha, Austrália, Canadá, China, China-Taipé, Coreia do Sul, Egito, Eslováquia, Estados Unidos da América, França, Hong-Kong, Índia, Japão, Portugal, Porto Rico, Roménia, Singapura e Suécia.
Programa de segunda-feira, 4 de dezembro
09h00 (hora em Portugal continental): Portugal – Eslováquia