A Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FTPM) criou o Departamento de Ténis de Mesa Adaptado que vai englobar sobre a sua tutela todas as áreas de atividade da modalidade, suprindo assim uma lacuna existente na sua organização interna.
O Departamento de Ténis de Mesa Adaptado terá́ como coordenador Francisco Teófilo. A decisão da direção da FPTM tem como base os seus largos anos de experiencia e competência acumulada em coordenação e desenvolvimento projetos ligados ao desporto em geral e ao Ténis de Mesa em particular, assim como a formação adquirida para esta área tão especifica da atividade desportiva. Na sua experiencia profissional, o destaque vai para a atividade desenvolvida na zona Centro de Lisboa, como técnico superior de desporto na Câmara Municipal de Lisboa até́ dezembro de 2002, e posteriormente integrado na equipa do projeto do Jogos Lx da Câmara Municipal de Lisboa no Departamento de Desporto destinado à promoção, divulgação e fomento da pratica da atividade física e desportiva, junto dos munícipes da cidade. Foi ainda professor no ensino particular especial entre 1981 e 1991, trabalhando com crianças com deficiência e ensino integrado.
Com a criação deste departamento, a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa pretende, a medio prazo, criar um quadro competitivo próprio para o Ténis de Mesa Adaptado, com o objetivo de construir uma representação nacional.
A breve trecho este departamento tem como objetivo organizar ainda durante o 1.º semestre de 2015, os primeiros Campeonatos Nacionais de Ténis de Mesa Adaptado.