Ouro, Prata e Bronze no Europeu de Jovens

 

 

Portugal conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e uma bronze no 54.º Campeonato da Europa que decorreu em Riva del Garda (Itália).

Rita Fins e Patrícia Maciel sagraram-se campeãs da Europa de Pares Femininos do escalão de juniores, ao vencerem na final a dupla constituída pela croata Lea Rakovac e a polaca Natalia Bajor por 3-2 (8-11, 12-10, 5-11, 11-7, 11-7). 

Rita Fins (CTM Mirandela) e Patrícia Maciel (GDCS Juncal) conquistaram o primeiro título europeu de Portugal no sector feminino e o sétimo do país na competição, depois Diogo Chen em Kazan 2011 (Pares Mistos Cadetes), Marcos Freitas em Sarajevo 2006 (Singulares Juniores) e Praga 2005 (Pares Masculinos Juniores), Marcos Freitas e Tiago Apolónia em Budapeste 2004 (Pares Juniores), Marcos Freitas em Novi Sad 2003 (Pares Masculinos Cadetes) e Moscovo 2002 (Singulares Cadetes).

Diogo Chen (Sporting CP) e Jorge Costa (GDCAAA Guilhabreu) são vice-campeões da Europa de juniores em Pares Masculinos, depois de terem perdido na final frente aos húngaros Adam Szudi / Nandor Ecseki por 2-3 (11-2, 2-11, 15-13, 4-11, 6-11). Diogo Chen obteve a segunda medalha no evento, depois do bronze em Pares Mistos com a israelita Nicole Trosman, e a sexta na sua carreira – Ouro em Pares Mistos em Kazan 2011 (cadetes), Bronze em Equipas em Schwechat 2012 e Kazan 2011 e Pares Masculinos em Kazan 2011. Jorge Costa também fez parte dos últimos três triunfos.

 

Patrícia Maciel: “Nem tenho palavras para descrever aquilo que sinto”

A atleta açoriana fez um balanço do Europeu, começando pela prova de Equipas: “O objetivo traçado foi alcançado, dado que conseguimos subir à 1.ª Divisão e atingir o 10.º lugar. O lema da nossa equipa foi sempre lutar até ao fim e dar o nosso melhor, porque dessa forma os resultados acabariam por aparecer. No final na prova de equipas estávamos motivadas, o que nos permitiu também alcançar este titulo na prova de pares.”

Patrícia Maciel admitiu que “a conquista do titulo Europeu foi muito difícil e nunca pensámos que o podíamos alcançar. No jogo dos quartos de final contra as húngaras entrámos muito nervosas e muito ansiosas no primeiro set, mas percebemos que esse não iria ser o caminho para a vitória e no segundo parcial tentámos descontrair-nos e dessa forma conseguimos jogar o nosso melhor e acabar por vencer… Nas meias finais com as francesas foi um jogo muito complicado, mas jogámos sempre focadas e com calma. Quando vimos que tínhamos possibilidades de ganhar ficámos muito nervosas para terminar o jogo… Na final, tal como nos outros encontros, jogámos com confiança e com calma, mas a ansiedade quando houve a possibilidade de ganhar o jogo foi muito maior. Todas as dificuldades apresentadas foram ultrapassadas com o apoio uma da outra e agora estamos muito felizes e nem tenho palavras para descrever aquilo que sinto.”

 

Rita Fins: “Alcançámos este grande sonho”

Rita Fins começou por afirmar que “começando pela prova de equipas, como o objectivo traçado no início do Europeu era tentar alcançar a 1.ª Divisão, sendo este concretizado ficámos muito motivadas  para as provas de Singulares e de Pares.” 

A atleta transmontana considera que “nos Pares sentimo-nos felizardas por termos alcançado as meias-finais. Contra as francesas nas meias-finais estávamos tranquilas até ao momento em que reparámos que estávamos quase na final. Então aí o receio de falhar e a vontade de ganhar vieram ao de cima, sendo a vontade de ganhar maior do que o receio de falhar. Na final estávamos muito descontraídas, pois sabíamos que ter chegado à final já era um grande êxito. Ao longo do jogo fomos sentindo algumas dificuldades, mas com o apoio uns dos outros conseguimos ultrapassá-las, alcançando assim este grande sonho. Neste momento estamos muito felizes e sem palavras para descrever esta grande sensação.”

 

Diogo Chen: ”O meu objectivo era as quatro medalhas”

Diogo Chen afirma que “estou contente por estas duas medalhas, penso que fiz um bom campeonato em todas as provas. Também estou satisfeito por toda a comitiva, principalmente pelas vencedoras do Ouro.”

O internacional português reconhece que “apesar de tudo, sinto que não chegou. Antes de vir, o meu objectivo era as quatro medalhas e isso não aconteceu. Por isso não estou totalmente satisfeito.”

 

Jorge Costa: “Triste por não termos sido campeões da Europa”

Jorge Costa considera que “no inicio do campeonato da Europa, uma medalha era o objetivo, mas depois de alcançarmos a final ficámos triste por não termos sido campeões da Europa. No entanto, o balanço do Europeu é positivo.”

 

Resultados

 

Pares Femininos Juniores 

 

Final

Rita Fins / Patrícia Maciel Lea Rakovac (CRO) / Natalia Bajor (POL)

Resultado: 3-2 (8-11, 12-10, 5-11, 11-7, 11-7)

 

Meias-Finais

Rita Fins / Patrícia Maciel – Laura Pfefer / Pauline Chasselin (FRA)

Resultado: 3-2 (5-11, 11-8, 11-8, 4-11, 13-11)

 

Pares Masculinos Juniores 

 

Final

Diogo Chen / Jorge Costa – Adam Szudi / Nandor Ecseki (HUN)

Resultado: 2-3 (11-2, 2-11, 15-13, 4-11, 6-11)

 

Meias-Finais

David Reitspies / Tomas Polansky (CZE) – Diogo Chen / Jorge Costa 
Resultado:0-3 (7-11, 9-11, 2-11)