O GDCS Juncal, da ilha Terceira, sagrou-se campeão nacional sénior feminino da 1.ª Divisão, o que aconteceu pela primeira vez na história do clube açoriano.
A equipa de Praia da Vitória, nos Açores, venceu a 2.ª mão da Final do Play-off por 3-2, repetindo o resultado obtido há uma semana.
O CTM Mirandela, que jogava em casa, não conseguiu o feito inédito de alcançar o 10.º título consecutivo, e 17.º do clube.
O Juncal apresentou uma formação com duas atletas juniores formadas no clube, Patrícia Maciel (júnior de 2.º ano) e Raquel Andrade (júnior de 1.º ano) e duas atletas experientes, Fu Yu, que obteve uma medalha de bronze em singulares no último Europeu, e Li Zilin, contratada este ano. Fu Yu na época passada sagrou-se campeã pelo Mirandela.
Alexandre Gomes: “Estamos no caminho certo”
O treinador do Juncal, Alexandre Gomes, reconheceu que a conquista do primeiro título para o clube “foi extremamente difícil. As hipóteses que o Mirandela tinha de nos ganhar eram muito grandes, mas tivemos sorte com a formação das equipas, que foi a que estávamos à espera.”
A equipa de Praia da Vitória foi campeã nacional com duas juniores formadas de raiz no clube, o que “valoriza ainda mais esta conquista e mostra que estamos no caminho certo. Estamos a trabalhar para no futuro termos campeões nacionais absolutos não só a nível de equipas, mas também individual.“
Alexandre Gomes sagrou-se campeão nacional masculino na época passada com o Toledos, da ilha do Pico, e este ano conquistou o título feminino. Mas garante que o segredo é “trabalhar, dar o máximo, e transmitir os conhecimentos aos atletas.”
Os títulos conquistados pelas ilhas do arquipélago revelam a aposta feita no Ténis de Mesa, que no entender do técnico deve manter-se: “o Ténis de Mesa tem trazido títulos para os Açores, mais do que qualquer outra modalidade.”