FPTM apresentou projeto no Desporto Escolar


O presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Pedro Miguel Moura, e o diretor do departamento de Iniciação e Formação, Fernando Malheiro, apresentaram esta manhã na sessão de abertura do 2.º Encontro Nacional da Estrutura do Desporto Escolar, em Torres Novas, o projeto de parceria com o Desporto Escolar.
O Ténis de Mesa é uma das três modalidades que já tem aprovado o Projeto Especial para o 2.º e 3.º ciclo, que incide sobre a criação de um circuito escolar de nível regional e nacional, com implementação a partir de setembro.
A Federação pretende alargar o âmbito da modalidade ao 1.º ciclo.
Pedro Miguel Moura explicou que o alargamento da prática da modalidade no âmbito do Desporto Escolar é “a prioridade número 1, temos recursos alocados para este projeto, que é essencial e estratégico.”
A Federação elaborou o manual “O Ténis de Mesa Vai à Escola”, que será distribuído gratuitamente a 6 mil professores de Educação Física e coordenadores do Desporto Escolar, e que será um dossier com a elaboração do planeamento de trabalho para um ano letivo. O manual inclui a explicação detalhada de unidades didáticas, para ajudar os professores na iniciação e implementação da modalidade.
O Ténis de Mesa foi a sexta modalidade com mais praticantes no Desporto Escolar em 2011/2012, com um total de 13.073, o que representa um crescimento de mais de dois mil alunos em relação ao ano anterior (10.996).