Portugal não consegue superar vice-campeões da Europa

Portugal perdeu com a Suécia por 1-3, na 5.ª e última e última jornada da Qualificação para o Campeonato da Europa de Equipas Seniores Masculinas, e manteve o 1.º lugar no grupo, com nove pontos.
A Seleção Nacional, constituída por André Silva e pelos três juniores Diogo Chen, João Geraldo e Jorge Costa, deu uma boa réplica aos vice-campeões europeus, mas não conseguiu superar a maior experiência dos jogadores suecos. A equipa lusa começou bem o encontro, com João Geraldo, de apenas 17 anos, a vencer o sueco Jens Lundquist por 3-0. André Silva ganhou o primeiro set, mas o jogador sueco conseguiu recuperar para 2-1 e acabou por ser superior no quinto set. Diogo Chen e Jorge Costa não conseguiram contrariar a superioridade nórdica.
A Seleção Nacional alcançou nove pontos, resultantes das vitórias frente à França (3-1), Sérvia (3-1), Espanha (3-0) e Alemanha (3-1) e derrota com a Suécia, e tem garantida a entrada direta nos quartos-de-final do Europeu. A França foi à Alemanha ganhar por 3-1 e ficou em 2.º lugar no Grupo A, também com nove pontos, e a formação germânica terminou no 3.º posto, com oito.
Pedro Rufino, responsável técnico, referiu no final do jogo que “apresentámos hoje uma equipa à qual pretendemos dar experiência internacional, com três jogadores da Seleção júnior, e criámos sérias dificuldades à Suécia. O João Geraldo venceu o primeiro jogo de forma espetacular, o que criou muita pressão do lado sueco. Na segunda partida o André perdeu apenas por dois pontos e se tivéssemos alcançado o 2-0 teríamos sérias possibilidades de vencer o encontro. Mas dignificámos o país e o ténis de mesa português.”
O técnico acrescentou que “a equipa foi cem por cento vitoriosa até estar assegurada a primeira posição no grupo e a entrada nos quartos-de-final. Com esse objetivo alcançado optámos por dar experiência aos atletas mais jovens.”
Para o Europeu, que se se disputa em Schwechat, na Áustria, entre os dias 4 e 13 de outubro deste ano, Pedro Rufino espera que “todos os atletas portugueses estejam ao melhor nível e que pelo menos igualemos o resultado obtido na última edição.” Em 2011, Portugal conquistou a medalha de bronze no Campeonato da Europa realizado em Gdansk.
Tiago Viegas, vice-presidente da Federação para as Seleções Nacionais, considera que “apesar da derrota, Portugal colocou sérias dificuldades à seleção vice-campeã da Europa, constituindo uma importante experiência para o crescimento dos nossos atletas. André Silva liderou pela primeira vez a Seleção principal e João Geraldo, Diogo Chen e Jorge Costa fizeram a sua estreia. O treinador Pedro Rufino está de parabéns pela forma como preparou o encontro. Finalmente, uma palavra para o João Geraldo, que obteve uma vitória frente a um atleta do top60 mundial, Jens Lundqvist. Um triunfo que esperamos que motive não só o próprio como todos os jovens mesatenistas portugueses!”
Para o jovem João Geraldo “foi a estreia com que sempre sonhei, para ser perfeita só faltou termos ganho o encontro. Foi muito importante ter vencido o primeiro set. Colocou mais pressão no sueco e soltou-me para colocar todo o meu jogo na mesa. Não tinha qualquer pressão pelo que me senti muito bem durante todo o jogo”

Suécia, 3 – Portugal, 1

Jens Lundquist – João Geraldo 0-3 (11-13, 5-11, 5-11)
Kristian Karlsson – André Silva 3-2 (9-11, 11-6, 11-5, 9-11, 11-9)
Par Gerell – Diogo Chen 3-0 (11-6, 11-7, 11-9)
Jens Lundquist – Jorge Costa 3-0 (11-4, 11-5, 11-4)