Garantir já a qualificação frente à Áustria

 

A Seleção Nacional masculina quer garantir já esta terça-feira a qualificação para o Campeonato da Europa de Nantes 2019, foi o desejo manifestado pela equipa técnica e jogadores na conferencia de imprensa que antecedeu o jogo, realizada esta segunda-feira no Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia.
A equipa lusa precisa apenas de ganhar um jogo para garantir a qualificação direta para o Europeu, ou seja, Portugal pode perder a partida por 1-3 e garante a presença em Nantes.
O treinador da Seleção, Kong Guoping, reconheceu que “a equipa da Áustria é muito forte e temos sempre muitas dificuldades. Vai ser um jogo muito difícil, mas temos tudo para garantir já a qualificação.”
O treinador adjunto Francisco Santos acrescentou que “não estamos a pensar que precisamos só de ganhar um jogo, porque normalmente quando se pensa pequeno as coisas também não correm bem. Vamos tentar ganhar a partida, os atletas estão em boa forma, temos plena confiança em todos os jogadores que aqui estão presentes.”
O responsável técnico apelou à presença do público no Pavilhão Municipal de Gaia: “estamos a jogar em casa e o apoio do público é muito importante. Contamos com o apoio de todos. Somos vice-campeões da Europa e não podemos deixar o apuramento para a última. Vamos tentar resolver a qualificação já amanhã, pensar ganhar o jogo, se não conseguirmos, garantir pelo menos a qualificação.”
Marcos Freitas considera que vai ser um jogo “muito difícil. Não somos favoritos, porque não temos a nossa melhor equipa. A Áustria é muito forte, mas sabemos que precisamos de ganhar apenas um jogo e é com esse objetivo que vamos entrar amanhã. Se ganharmos a partida, melhor.”
A Seleção Nacional masculina vai jogar com a Áustria na terça-feira, às 19h30, no Pavilhão Municipal de Gaia, em encontro decisivo paro o apuramento para o Campeonato da Europa de Equipas de 2019, em Nantes. No caso de perder o jogo por 3-0, a equipa vai disputar a segunda fase de apuramento.
Os treinadores Kong Guoping e Francisco Santos chamaram para representar Portugal os atletas Marcos Freitas (n.º 16 do ranking mundial), João Geraldo (n.º 100), Diogo Carvalho (n.º 129) e André Silva.
Os jogadores austríacos convocados são Daniel Habesohn (n.º 37), Robert Gardos (n.º 58), Stefan Fegerl (n.º 67) e Andreas Levenko (n.º 99).
Portugal não vence a Áustria desde o Europeu do Luxemburgo 2017, tendo perdido por 0-3 na 2.ª ronda de apuramento para o Europeu, realizada em março deste ano em Fulpmes, e por 2-3 nos oitavos de final do Mundial de Halmstad 2018, em maio.