sábado 19 Ago. 2017

Publicações

Manual "O Ténis de Mesa vai à Escola"

O Ténis de Mesa vai à Escola é um projeto desenvolvido pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM), com o apoio da Divisão do Desporto Escolar e da Sport Zone. Pretende constituir um guia de trabalho para o docente, cuja utilidade se revelará na forma como as características do Ténis de Mesa se adequam à realidade e aos objetivos da Escola.
Nas fases de iniciação à modalidade, as atividades que propomos são acessíveis às escolas e às crianças que frequentam o 1.o Ciclo do Ensino Básico, rapazes e raparigas, incluindo as crianças portadoras de deficiências ou incapacidades, mesmo sendo necessárias algumas adaptações. As unidades didáticas sugeridas incluem exercícios com uma forte componente lúdica e de reduzidas exigências técnicas e materiais.
Sugerimos aos docentes uma perspetiva multidisciplinar na operacionalização das atividades propostas, para as crianças do 1.o ciclo, para que se potencie o envolvimento das restantes áreas presentes no projeto da Escola, como a Expressão e Educação Musical e Plástica.
Numa fase de Ensino-Aprendizagem mais avançada, a partir do 2.o ciclo, as unidades didáticas propostas focam o ensino da técnica de base, mantendo a filosofia de proporcionar aos alunos e alunas o conhecimento e primeiros contactos com as especificidades do Ténis de Mesa e as suas regras.
É nosso propósito que este dossier motive docentes e discentes e os entusiasme durante as aulas, contribuindo para a promoção do Ténis de Mesa no Plano Anual da Escola, através da integração da modalidade na sua atividade interna.

Manual O Ténis de Mesa Vai à Escola

Manual O Ténis de Mesa Vai à Escola (Versão E-Book)

Patrocinadores