Friday 06 Dec 2019
Written: December 06, 2019 by Press

GDCS Juncal com derrota na Liga dos Campeões

    A equipa do GDCS Juncal perdeu por 0-3 na 5.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões e ocupa o 4.º lugar da classificação, com 4 pontos.Na última jornada, agendada para dia 10, às 18h30, a equipa açoriana recebe a formação francesa do Ping Pong Club Villeneuvois KS Dartom Bogoria …

Ler Mais
Written: December 06, 2019 by Press

Sporting perde na Liga dos Campeões

    O sporting perdeu por 0-3 com o Borussia Düsseldorf, na quinta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, realizada em Alvalade.A equipa “leonina” está no 3.º lugar da classificação, com seis pontos, os mesmos dos franceses do GV Hennebont TT. Na última jornada, marcada para dia 10 (terça-feira) às …

Ler Mais
Written: December 05, 2019 by Press

Candidaturas a voluntários para prova de qualificação olímpica

  A Federação Portuguesa de Ténis de Mesa vai organizar o World Team Qualification Event, prova de qualificação de equipas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no Multiusos de Gondomar de 22 a 26 de janeiro de 2020, evento que vai reunir as melhores seleções mundiais. A organização necessita de …

Ler Mais
Written: December 02, 2019 by Press

Ação de Formação no CAR de Gaia em dezembro

  A FPTM vai realizar uma ação de formação, no âmbito da formação contínua de treinadores, denominada “Estratégias de Alimentação e Estilo de Vida para Alta Performance” no dia 21 de dezembro, no Centro de alto Rendimento de Gaia, entre as 14h-19h.As inscrições têm o valo de 20 euros (treinadores) e …

Ler Mais
Written: November 26, 2019 by Press

Ação de Formação para treinadores nas Flores

  A Associação de Desportos das Flores vai realizar uma ação de Formação para treinadores subordinada ao tema “Contributo da Psicologia no Desporto.”

Ler Mais
Written: November 25, 2019 by Press

Curso de árbitros em Vila Real

  A Associação de Ténis de Mesa de Vila Real vai realizar um curso de árbitros de Ténis de Mesa no dia 28 de dezembro, no Pavilhão dos Desportos de Vila Real, com inscrições gratuitas.    

Ler Mais

GDCS Juncal com derrota na Liga dos Campeões

Sporting perde na Liga dos Campeões

Candidaturas a voluntários para prova de qualificação olímpica

Ação de Formação no CAR de Gaia em dezembro

Ação de Formação para treinadores nas Flores

Curso de árbitros em Vila Real

Fu Yu distinguida com Medalha de Excelência Desportiva do COP

 

Fu Yu foi distinguida com a Medalha de Excelência Desportiva, atribuída pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) durante a cerimónia de Celebração Olímpica de 2019, realizada no SUD Lisboa.
A Medalha de Excelência Desportiva distingue o melhor atleta masculino e a melhor atleta feminina do ano, sendo concedida a medalhados olímpicos; campeões do Mundo ou da Europa, absolutos ou equivalentes, reconhecidos pela respetiva Federação Internacional; que tenham atingido nível de excelência no âmbito competitivo em provas reconhecidas pela respetiva Federação Internacional.
Fu u foi medalha de Ouro individual nos Jogos Europeus Minsk 2019; e medalha de Prata no Campeonato da Europa de Equipas.
Nasceu em Hebei, na China (29/11/1978), tendo representado Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 (33.ª classificada). Nos Jogos Europeus Baku 2015, foi 17.ª (individual) e 9.ª (equipas). Foi a primeira mesatenista de nacionalidade portuguesa a conquistar uma medalha numa competição internacional, ao ganhar a medalha de bronze nos Europeus de Scwechat 2013, na Áustria.
José Manuel Constantino, presidente do COP, disse que a “cerimónia celebra o Movimento Olímpico Nacional, distinguindo atletas, treinadores, dirigentes e organizações desportivas que encontram na Excelência um valor que os une e são dignos do orgulho de toda a nação. Na pessoa de cada um, prestamos homenagem e agradecemos o papel de todos os que contribuíram para edificar estes exemplos aos olhos dos portugueses.”
O Presidente do COP não deixou de fora do seu discurso os dirigentes: “Este é também o momento em que devemos agradecer o papel dos responsáveis políticos na área do desporto, que ao longo deste ciclo olímpico têm procurado cumprir com rigor os compromissos formalizados com o Comité Olímpico de Portugal, formulando votos de sucesso para o exercício de funções governativas em que foram recentemente reconduzidos. Mas também aos municípios e autarquias locais – muitos aqui presentes – que investem no tecido associativo local e sem os quais o trabalho dos atletas, dos seus treinadores, dirigentes e clubes e federações não teriam os resultados expressivos que alcançaram.”
Quando se aproximam os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, José Manuel Constantino vincou a importância da participação portuguesa. “Ao longo deste ciclo olímpico trabalhámos para dar as melhores condições de preparação àqueles que, no próximo ano, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, terão a missão de acrescentar mais um capítulo na história desportiva de Portugal.” E reforçou o entendimento que possui acerca dos resultados desportivos: “Sabemos que uma medalha se transforma rapidamente na medalha de um país, onde todos reclamam o seu quinhão, na mesma medida em que a debandada no desaire procura inapelavelmente os mesmos bodes expiatórios. São as regras deste jogo e nós conhecemo-las.”
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, sublinhou a importância assumida pelos atletas no trabalho de “servir o país”, recordando uma conversa com o presidente do COP, quando faltavam 1000 dias para os Jogos Olímpicos, para reafirmar a necessidade de “preparar bem a participação portuguesa. Trabalhamos com o COP para criar as melhores condições.”
Tiago Brandão Rodrigues lembrou igualmente que “o desporto de hoje implica mais investigação, mais investimento. É necessário entender que a preparação dos atletas implica um trabalho diferenciado”, disse, aludindo à colaboração crescente das universidades no treino para o alto rendimento.
Perspetivando Tóquio 2020, o Ministro da Educação sublinhou que “os Jogos Olímpicos são lugares de superação”, tendo desejado “muita sorte, trabalho e felicidades” para os atletas portugueses.
Na cerimónia foram também distinguidos o treinador de Atletismo João Ganço, com a Ordem Olímpica Nacional, e o atleta Jorge Fonseca (Judo), com a Medalha de Excelência Desportiva. Para Patrícia Sampaio (Judo) e Ricardo Batista (Triatlo) foi o Prémio Juventude, tendo António Bessone Basto sido distinguido com a Medalha de Mérito e Armando Aldegalega (Atletismo) com o Prémio Ética Desportiva. O Prémio Prestígio foi entregue à Repsol.
Pelo sucesso que alcançaram, na noite desta quinta-feira foram igualmente distinguidos os chefes das missões organizadas pelo COP durante o ano de 2019: Pedro Flávio (Festival Olímpico da Juventude Europeia de inverno); Marco Alves (Jogos Europeus); Catarina Monteiro (Festival Olímpico da Juventude Europeia de verão e Jogos Mundiais de praia); e Filipe Jesus (Jogos do Mediterrâneo de praia).

As escolas participantes no Programa de Educação Olímpica que mais se evidenciaram em 2019 também subiram ao palco: Escola Secundária Fernão do Pó (Bombarral), Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe (Cacia), Escola Secundária Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim) e Agrupamento de Escolas do Cerco (Porto). Também a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo foi alvo de distinção pela organização do Dia Olímpico.

VIDEOS

SET FINAL DOS JOGOS EUROPA BAKU 2015

Video do Marcos Freitas

 

 

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next

GDCS Juncal com derrota na Liga dos Camp…

06-12-2019 Hits:4 Competições Press

GDCS Juncal com derrota na Liga dos Campeões

    A equipa do GDCS Juncal perdeu por 0-3 na 5.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões e ocupa o 4.º lugar da classificação, com 4 pontos.Na última jornada,...

Read more

Gonçalo Gomes eliminado no Mundial de Ju…

29-11-2019 Hits:125 Selecções Press

Gonçalo Gomes eliminado no Mundial de Juniores

  Gonçalo Gomes perdeu o último encontro do grupo e foi eliminado da competição de Singulares do Campeonato do Mundo de Juniores que está a decorrer em Korat, na Tailândia, e...

Read more

Gonçalo Gomes vence encontros no Mundial…

28-11-2019 Hits:113 Selecções Press

Gonçalo Gomes vence encontros no Mundial de Juniores

    Gonçalo Gomes venceu por 4-1 os dois jogos do Grupo 4 na competição de Singulares do Campeonato do Mundo de Juniores que está a decorrer em Korat, na Tailândia. O...

Read more

Patrocinadores