Tuesday 28 Jan 2020
Written: January 25, 2020 by Press

Seleção feminina afastada do sonho olímpico

  A Seleção Nacional feminina perdeu por 3-1 com a França, nas meias-finais da 2.ª fase do torneio de qualificação olímpica que está a decorrer no Multiusos de Gondomar e está afastada da prova de equipas dos Jogos Olímpicos de Tóquio.Fu Yu está apurada a nível individual depois de ter vencido …

Ler Mais
Written: January 24, 2020 by Press

Pela quarta vez consecutiva nos Jogos Olímpicos!

  A Seleção Nacional masculina garantiu esta sexta-feira a quarta presença consecutiva em Jogos Olímpicos, além do apuramento de dois atletas para a prova de singulares, ao venceu a Bélgica por 3-0 no Multiusos de Gondomar. A equipa nacional, representada por Marcos Freitas (26.º do ranking mundial), Tiago Apolónia (56) e …

Ler Mais
Written: December 28, 2019 by Press

Qualificação Olímpica: Bilhetes já à venda

  Já estão à venda os bilhetes para a prova de qualificação olímpica de equipas que se vai realizar no Multiusos de Gondomar, entre os dias 22 e 26 de janeiro, e que vai as nove seleções que faltam para Tóquio 2020, no sector masculino e feminino.A Seleção Nacional masculina vai …

Ler Mais

Seleção feminina afastada do sonho olímpico

Pela quarta vez consecutiva nos Jogos Olímpicos!

Qualificação Olímpica: Bilhetes já à venda

Fu Yu distinguida com Medalha de Excelência Desportiva do COP

 

Fu Yu foi distinguida com a Medalha de Excelência Desportiva, atribuída pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) durante a cerimónia de Celebração Olímpica de 2019, realizada no SUD Lisboa.
A Medalha de Excelência Desportiva distingue o melhor atleta masculino e a melhor atleta feminina do ano, sendo concedida a medalhados olímpicos; campeões do Mundo ou da Europa, absolutos ou equivalentes, reconhecidos pela respetiva Federação Internacional; que tenham atingido nível de excelência no âmbito competitivo em provas reconhecidas pela respetiva Federação Internacional.
Fu u foi medalha de Ouro individual nos Jogos Europeus Minsk 2019; e medalha de Prata no Campeonato da Europa de Equipas.
Nasceu em Hebei, na China (29/11/1978), tendo representado Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 (33.ª classificada). Nos Jogos Europeus Baku 2015, foi 17.ª (individual) e 9.ª (equipas). Foi a primeira mesatenista de nacionalidade portuguesa a conquistar uma medalha numa competição internacional, ao ganhar a medalha de bronze nos Europeus de Scwechat 2013, na Áustria.
José Manuel Constantino, presidente do COP, disse que a “cerimónia celebra o Movimento Olímpico Nacional, distinguindo atletas, treinadores, dirigentes e organizações desportivas que encontram na Excelência um valor que os une e são dignos do orgulho de toda a nação. Na pessoa de cada um, prestamos homenagem e agradecemos o papel de todos os que contribuíram para edificar estes exemplos aos olhos dos portugueses.”
O Presidente do COP não deixou de fora do seu discurso os dirigentes: “Este é também o momento em que devemos agradecer o papel dos responsáveis políticos na área do desporto, que ao longo deste ciclo olímpico têm procurado cumprir com rigor os compromissos formalizados com o Comité Olímpico de Portugal, formulando votos de sucesso para o exercício de funções governativas em que foram recentemente reconduzidos. Mas também aos municípios e autarquias locais – muitos aqui presentes – que investem no tecido associativo local e sem os quais o trabalho dos atletas, dos seus treinadores, dirigentes e clubes e federações não teriam os resultados expressivos que alcançaram.”
Quando se aproximam os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, José Manuel Constantino vincou a importância da participação portuguesa. “Ao longo deste ciclo olímpico trabalhámos para dar as melhores condições de preparação àqueles que, no próximo ano, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, terão a missão de acrescentar mais um capítulo na história desportiva de Portugal.” E reforçou o entendimento que possui acerca dos resultados desportivos: “Sabemos que uma medalha se transforma rapidamente na medalha de um país, onde todos reclamam o seu quinhão, na mesma medida em que a debandada no desaire procura inapelavelmente os mesmos bodes expiatórios. São as regras deste jogo e nós conhecemo-las.”
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, sublinhou a importância assumida pelos atletas no trabalho de “servir o país”, recordando uma conversa com o presidente do COP, quando faltavam 1000 dias para os Jogos Olímpicos, para reafirmar a necessidade de “preparar bem a participação portuguesa. Trabalhamos com o COP para criar as melhores condições.”
Tiago Brandão Rodrigues lembrou igualmente que “o desporto de hoje implica mais investigação, mais investimento. É necessário entender que a preparação dos atletas implica um trabalho diferenciado”, disse, aludindo à colaboração crescente das universidades no treino para o alto rendimento.
Perspetivando Tóquio 2020, o Ministro da Educação sublinhou que “os Jogos Olímpicos são lugares de superação”, tendo desejado “muita sorte, trabalho e felicidades” para os atletas portugueses.
Na cerimónia foram também distinguidos o treinador de Atletismo João Ganço, com a Ordem Olímpica Nacional, e o atleta Jorge Fonseca (Judo), com a Medalha de Excelência Desportiva. Para Patrícia Sampaio (Judo) e Ricardo Batista (Triatlo) foi o Prémio Juventude, tendo António Bessone Basto sido distinguido com a Medalha de Mérito e Armando Aldegalega (Atletismo) com o Prémio Ética Desportiva. O Prémio Prestígio foi entregue à Repsol.
Pelo sucesso que alcançaram, na noite desta quinta-feira foram igualmente distinguidos os chefes das missões organizadas pelo COP durante o ano de 2019: Pedro Flávio (Festival Olímpico da Juventude Europeia de inverno); Marco Alves (Jogos Europeus); Catarina Monteiro (Festival Olímpico da Juventude Europeia de verão e Jogos Mundiais de praia); e Filipe Jesus (Jogos do Mediterrâneo de praia).

As escolas participantes no Programa de Educação Olímpica que mais se evidenciaram em 2019 também subiram ao palco: Escola Secundária Fernão do Pó (Bombarral), Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe (Cacia), Escola Secundária Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim) e Agrupamento de Escolas do Cerco (Porto). Também a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo foi alvo de distinção pela organização do Dia Olímpico.

VIDEOS

SET FINAL DOS JOGOS EUROPA BAKU 2015

Video do Marcos Freitas

 

 

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next

Seleção feminina afastada do sonho olímp…

25-01-2020 Hits:76 Selecções Press

Seleção feminina afastada do sonho olímpico

  A Seleção Nacional feminina perdeu por 3-1 com a França, nas meias-finais da 2.ª fase do torneio de qualificação olímpica que está a decorrer no Multiusos de Gondomar e está...

Read more

Seleção feminina continua a sonhar com T…

25-01-2020 Hits:62 Selecções Press

Seleção feminina continua a sonhar com Tóquio 2020

    A Seleção Nacional feminina venceu a Holanda por 3-2 no primeiro jogo da segunda fase do Torneio de Qualificação olímpica que está a decorrer no Multiusos de Gondomar e vai...

Read more

Pela quarta vez consecutiva nos Jogos Ol…

24-01-2020 Hits:120 Selecções Press

Pela quarta vez consecutiva nos Jogos Olímpicos!

  A Seleção Nacional masculina garantiu esta sexta-feira a quarta presença consecutiva em Jogos Olímpicos, além do apuramento de dois atletas para a prova de singulares, ao venceu a Bélgica por...

Read more

Patrocinadores